A campanha de doação de pensos para a organização PROEMA de Timor Leste continua activa até final do ano!Compra por uma boa causa!

Fraldas com cheiro

Escrito em 13 de ago. de 2019

  1. Vamos lá desvendar um dos mitos :

    Fraldas com cheiro !


    1.º há de saber o motivo das fraldas estarem com cheiro e normalmente é sempre o de noite que cheira mais porque?

    - é a fralda que fica mais horas no rabinho .

    Motivo : 

    Dentição faz aumento de nível de amônia na urina há mais concentração e como fica mais tempo além se usar capa PUL (não deixa evaporar) mais mal cheiram.


    - fraldas mal lavadas , pode ser falta de detergente ou detergente inadequada . Aumentar a dose ou trocar de detergente. 


    - entupimento de minerais : quando a água é muito dura ou juntamos um anti calcário ou convém usar um pouco de detergente na pre lavagem a frio para que o detergente possa quebrar os minerais durante essa lavagem e amolecer a água para a lavagem principal ser mais eficaz . Em geral acontece mais em zonas de água dura e falta de detergente . 


    -entupimento de detergente : 

    Podem achar que é um mito mas não , isso acontece mais nas zonas de água mole /macia em que se usar detergente a mais e mal passadas acumula detergente nas fibras com o tempo entope .Para água mole não precisa de dose para roupa muito suja basta roupa suja e vai avaliando ou aumenta um pouco ou reduz um pouco tudo gradualmente.


    -Acontece que se deixarmos fraldas fechadas tempo a mais sujas ou no balde ou num saco sem buraco para libertar os gases , este também entranham na fibra causa tb entupimento por isso o ideal é deixar nem que seja um buraquinho e não  deixar passar três dias . O ideal ok? Sei que há quem que deixa passar sem problemas! 


    - outro motivo é encher demais a máquina o falta de espaço para esfregarem umas nas outras e torcer bem faz com que as fraldas não ficam bem lavadas.


    - Introdução de alimentos ou estarem em medicação  ou doentes também aumenta o cheiro nas fraldas.


    Como identificar?


    - se for fraldas da noite e só da noite em geral é dentição , ou introdução de alimento ou estar em medicação ou estar doente.


    - se for em todas as fraldas e logo que urina ou passado pouco tempo já se nota muito cheiro é entupimento. 


    Agora que motivo de entupimento : 


    *Há de verificar se está a usar a dose certa de detergente para a dureza de água que tem e capacidade de máquina. 


    *Verificar se deixou dias a mais as fraldas por lavar.


    *Se bebe está a romper dentes.


    * Lembrar de encher 3/4 do tambor da máquina se fez então exclui essa possibilidade.


    * Se a máquina está limpa! de vez em quando também precisa duma limpeza a funda.


    * Detergente adequado? Com sulfatos e enzimas? Se não tem mais tendência a lavar mal há de compensar com a temperatura 60oC . 


    O que fazer ? 


    # se é dentição e só a fralda da noite cheira mais convém passar logo por água fria de manhã e guardar até a lavagem e durante esse período lavar a 60oC pode juntar um oxygen bleach ou fazer uma lavagem normal a 60o C de seguida uma lavagem a 60oC com bicarbonato de sódio (1/2 cup para máquinas até 6kg) e de seguida uma lavagem a frio pelo menos 30-40 mins e de seguida enxugar . As capas de pul não precisa. 


    # se for entupimento de detergente a mais , convém lavar as fraldas normal e de seguida uma lavagem a 60oC sem nada e ir verificando se ainda tem espuma por vezes é preciso duas a três lavagens . 


    # se for mineral pode lavar as fraldas normal e de seguida deixar de molho de noite para dia com um anti calcário e oxygen bleach em água muito quente e ir mexendo algumas vezes , eu costumo usar o bio-d nappy fresh (este método serve para qualquer um dos motivos mas é o mais trabalhoso e também é bom fazer cada mês ou mês e meio para refrescar as fraldas principalmente ajustadas) de seguida fazer uma lavagem a água fria sem nada após terem sido espremidas . 


    Há mais métodos que podem encontrar nos ficheiros mas em geral estes funcionam , sempre funcionaram comigo já desde 2010 três rabinhos além dos alugueres da fraldoteca. 


    Nota: o cheiro de amônia intensifica também consoante a idade de bebe devido a alimentação (digam lá que não é verdade!) 


    Qualquer dúvida exponham 🙂 


    Não sou muito boa na escrita se algo não está bem escrito podem chamar me atenção ! 


    Lembrem as fraldas depois de estarem lavadas não tem de cheirar bem nem mal só tem de cheirar a fresco e lavado!!

×