Fraldas com cheiro

Escrito em 13 de ago. de 2019

  1. Vamos lá desvendar um dos mitos :

    Fraldas com cheiro !


    1.º há de saber o motivo das fraldas estarem com cheiro e normalmente é sempre o de noite que cheira mais porque?

    - é a fralda que fica mais horas no rabinho .

    Motivo : 

    Dentição faz aumento de nível de amônia na urina há mais concentração e como fica mais tempo além se usar capa PUL (não deixa evaporar) mais mal cheiram.


    - fraldas mal lavadas , pode ser falta de detergente ou detergente inadequada . Aumentar a dose ou trocar de detergente. 


    - entupimento de minerais : quando a água é muito dura ou juntamos um anti calcário ou convém usar um pouco de detergente na pre lavagem a frio para que o detergente possa quebrar os minerais durante essa lavagem e amolecer a água para a lavagem principal ser mais eficaz . Em geral acontece mais em zonas de água dura e falta de detergente . 


    -entupimento de detergente : 

    Podem achar que é um mito mas não , isso acontece mais nas zonas de água mole /macia em que se usar detergente a mais e mal passadas acumula detergente nas fibras com o tempo entope .Para água mole não precisa de dose para roupa muito suja basta roupa suja e vai avaliando ou aumenta um pouco ou reduz um pouco tudo gradualmente.


    -Acontece que se deixarmos fraldas fechadas tempo a mais sujas ou no balde ou num saco sem buraco para libertar os gases , este também entranham na fibra causa tb entupimento por isso o ideal é deixar nem que seja um buraquinho e não  deixar passar três dias . O ideal ok? Sei que há quem que deixa passar sem problemas! 


    - outro motivo é encher demais a máquina o falta de espaço para esfregarem umas nas outras e torcer bem faz com que as fraldas não ficam bem lavadas.


    - Introdução de alimentos ou estarem em medicação  ou doentes também aumenta o cheiro nas fraldas.


    Como identificar?


    - se for fraldas da noite e só da noite em geral é dentição , ou introdução de alimento ou estar em medicação ou estar doente.


    - se for em todas as fraldas e logo que urina ou passado pouco tempo já se nota muito cheiro é entupimento. 


    Agora que motivo de entupimento : 


    *Há de verificar se está a usar a dose certa de detergente para a dureza de água que tem e capacidade de máquina. 


    *Verificar se deixou dias a mais as fraldas por lavar.


    *Se bebe está a romper dentes.


    * Lembrar de encher 3/4 do tambor da máquina se fez então exclui essa possibilidade.


    * Se a máquina está limpa! de vez em quando também precisa duma limpeza a funda.


    * Detergente adequado? Com sulfatos e enzimas? Se não tem mais tendência a lavar mal há de compensar com a temperatura 60oC . 


    O que fazer ? 


    # se é dentição e só a fralda da noite cheira mais convém passar logo por água fria de manhã e guardar até a lavagem e durante esse período lavar a 60oC pode juntar um oxygen bleach ou fazer uma lavagem normal a 60o C de seguida uma lavagem a 60oC com bicarbonato de sódio (1/2 cup para máquinas até 6kg) e de seguida uma lavagem a frio pelo menos 30-40 mins e de seguida enxugar . As capas de pul não precisa. 


    # se for entupimento de detergente a mais , convém lavar as fraldas normal e de seguida uma lavagem a 60oC sem nada e ir verificando se ainda tem espuma por vezes é preciso duas a três lavagens . 


    # se for mineral pode lavar as fraldas normal e de seguida deixar de molho de noite para dia com um anti calcário e oxygen bleach em água muito quente e ir mexendo algumas vezes , eu costumo usar o bio-d nappy fresh (este método serve para qualquer um dos motivos mas é o mais trabalhoso e também é bom fazer cada mês ou mês e meio para refrescar as fraldas principalmente ajustadas) de seguida fazer uma lavagem a água fria sem nada após terem sido espremidas . 


    Há mais métodos que podem encontrar nos ficheiros mas em geral estes funcionam , sempre funcionaram comigo já desde 2010 três rabinhos além dos alugueres da fraldoteca. 


    Nota: o cheiro de amônia intensifica também consoante a idade de bebe devido a alimentação (digam lá que não é verdade!) 


    Qualquer dúvida exponham 🙂 


    Não sou muito boa na escrita se algo não está bem escrito podem chamar me atenção ! 


    Lembrem as fraldas depois de estarem lavadas não tem de cheirar bem nem mal só tem de cheirar a fresco e lavado!!

×